Ecologia é o ramo da ciência que estuda o ecossistemas e/ou os seres vivos e suas interações, entre eles ou o ambiente. Como o meio ambiente está sempre em metamorfose, as pesquisas com esse meio, também deve estar. Muitas vezes é o ser humano que modifica o ecossistema, outras vezes é por forma natural.
Como todos sabem, nosso planeta não é mais o mesmo. A cada ano, novas tragédias ambientais, devastam moradias, vidas. Uma das causas dessas tragédias é o aquecimento global. Exemplo disso foi o alto nível de catástrofes ocorridas nos últimos tempos. Outro fator que preocupa muito é o aumento da temperatura, como na Europa, que ondas de calor estão atingindo os 40ºC. Com esse aumento de temperatura, pode ocasionar o derretimento das calotas polares, fazendo com que o nível dos oceanos aumente, com isso invadindo cidades.
• E o que é esse aquecimento global? É o aumento de temperatura do ar e dos oceanos;
• O que ocasiona esse aquecimento? Cientistas estão estudando pra saber se isso se deve a causas naturais ou se é feito pelo homem. Um estudo recente diz que grande parte do aquecimento se deve ao efeito estufa, que nada mais é do que é um aumento nas concentrações de gases poluentes (estufa), que são emitidos pelo homem;
• Quais são suas conseqüências? Os principais são: aumento nas ondas de calor e temperaturas extremas, verões muito quentes e invernos muito frios. Aumento dos fenômenos ambientais, como furacões, ciclones e tufões. Crescimento do nível dos oceanos, devido ao derretimento das calotas polares;
• E o que fazer para preveni-lo? Sabemos que quanto menos gases poluentes emitirmos, mais ajudará nosso planeta. Basicamente, deve-se economizar energia. Se possível utilizar energias renováveis, como eólica, solar. Existem muitos aquecedores solares feitos de materiais recicláveis, diminuindo além de emissões o orçamento na conta de luz (aquecedor solar de baixo custo; [segue o link, para quem quiser saber mais a respeito: http://www.sociedadedosol.org.br/asbc/asbc_online.htm]);
Muitos países já se conscientizaram e criaram um protocolo para diminuir a emissão (Protocolo de Kyoto), que tem como base diminuir a emissão de gases do efeito estufa, para que ocorra uma diminuição da temperatura novamente. Porém os EUA, que é o maior poluente do mundo, não aceitou, afirmando que prejudicaria o desenvolvimento do país (esquecendo que se não houver mais um planeta, não haverá mais consumidores, com isso não haverá mais o porquê de produzir);
Soluções para esse problema existem, o que não existe é uma conscientização de todos, de que preservar é preciso. Ajudar o planeta, para que haja um lugar para viver.
comentários nesses blogs:
vanessaliino@blogspot.com
juliajardine@blogspot.com
dkmalacarne@blogspot.com
Muito tri esse aquecedor :D nem sabia.
ResponderExcluirMas então, ta muito bom teu artigo, quando tu falou no efeito estufa, vale lembrar que é um processo natural, e o aquecimento global apenas intensifica ele. É lamentável que o país que mais prejudica o planeta não queira colaborar com ninguém, e continue (como sempre) pensando apenas neles.
Muito bom teu texto. As ideias que tu deste para ajudar a salvar a Terra são simples e acessíveis a todos. É um absurdo que o maior poluidor do planeta não tenha querido assinar o Protocolo de Kyoto, tudo isso por puro egoísmo e amor ao capitalismo. Existem soluções, o que não existe é consciência, pelo menos da maior parte da população. No dia em que forem atingidos de verdade, os sem consciência pensarão bem antes de fazer qualquer coisa que destrua o planeta.
ResponderExcluirQueria ressaltar que este ano já é o que apresenta maior índice de destruição por catástrofes naturais. Somente nos primeiros meses do ano os desastres já superaram os numeros de 2004, quando ocorreu o tsunami.
ResponderExcluirSoluções para os problemas realmente já existem, e acho que o que falta não é a conscientização, e sim a ação.